Páginas

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Acho que vi um gatinho...

... quase comendo meu origami!!!



Estava fotografando a peça perto da janela pra pegar a luz do dia e de repente, tive que parar tudo! Saí correndo e fui salvar o móbile que já estava na boca da minha gatinha fofa Aretha Franklin.




Criação: Hans-Werner Guth
Execução: Maíra Sanches
Papel: Diamond Paper

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Móbile de Flower pin


Fiz este modelo de Hans-Werner Guth (Alemanha) aprendido através do blog Origami Spirit de Leyla Torres. Ela é super didática e quem quiser fazer outros modelos tem vídeos aqui.



Usei papel dourado com bolinhas 80 gr da Diamond Papers.


Gostei tanto da flor e do papel que decidi fazer um móbile!




Criação: Hans-Werner Guth
Execução: Maíra Sanches
Papel: Diamond Paper



terça-feira, 13 de novembro de 2012

São Paulo - Cidade Cinza

Vocês já repararam como São Paulo tem uma monocromia que vai do cinza claro ao preto? A arte de rua parece quebrar essa rotina. Pensando nisso resolvi comemorar o Dia do Origami (11/11) espalhando um pouco de cor por aí.
O local escolhido foi a Praça Roosevelt que foi reformada e se mostrou um local de várias manifestações, tanto culturais, sociais, políticas e de lazer também.
Antes de chegar na praça já fui colando as primeiras peças.
Escolhi a rosa-tsuru, por ser simples, básica e ter um certo volume. Aqui tem um diagrama, mas a minha flor tem uma modificação, a parte de trás fiz achatada e não curva.

Street Art: várias manifestações no mesmo espaço.



Já na praça.



Aqui tem um espaço pra cachorros! Fofo!

Resquício das eleições. 

Uma parede cinza pede um pouco de cor! 



Assim foi minha pequena contribuição para a cidade e para o origami!





quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Luzes de natal e origami!!

Sempre quis fazer uma luminária com origami, e agora com as lâmpadas de led é muita mais fácil e seguro, pois não esquentam e dá para usar com papel e vidro.

Como fazer

Dobrei balõezinhos de vários tamanhos em papel vegetal que deu um ótimo brilho. Testei com outros papéis mas ficava mais escuro. O vídeo pra fazer o balão está aqui. Depois encaixei em cada lampadinha e pronto!




Outra ideia que já vi por aí na web, é utilizar uma garrafa de vidro para fazer uma luminária. Reutilizar é preciso!!! Todo mundo tem alguma garrafa usada em casa, é fácil fazer!
Aqui está ela de frente e de lado. Dá pra ver o efeito que fica super legal.




Aqui fiz um teste num cantinho de casa.



terça-feira, 6 de novembro de 2012

Sakura - flor da cerejeira

Tão delicada e temporal, mas de beleza perenal!


Aqui um modelo simples de sakura com 3 tipos de papéis: em rosa papel japonês para origami, em vermelho com arabesco prata da Diamond Papers e em roxo papel laminado.


Ao fundo papel artesanal japonês conhecido como 'washi yuzen' ou 'Chiyogami'. Um dos mais famosos do Japão, feito de fibras de arroz e estampado com desenhos que remetem aos quimonos de seda, feito através da técnica de serigrafia, onde cada cor é uma camada diferente.

Yuzen e Chiyogami - qual é a diferença?

O padrão Yuzen foi projetado originalmente para a indústria têxtil, em Kyoto, onde a produção de tecidos para kimonos atingiu seu ápice. O design era muito elaborado, e incluía muito ouro.
Chiyogami é uma palavra específica desenvolvida para descrever os desenhos repetitivos aplicados ao papel, no período Edo. Originalmente estes padrões foram impressos por xilogravura para uso em boneca de papel e pequenos acessórios. No século XX, esses padrões começaram a ser aplicadas usando serigrafia e isso continua até hoje.
Hoje em dia, como os padrões têxteis Yuzen unem os tradicionais chiyogami no papel, os dois termos são usados alternadamente. 
Prefiro "Chiyogami" simplesmente porque foi o termo originalmente criado para se referir ao papel.  A palavra Chiyogami vem da raiz chiyo (mil geração) e gami (papel), e tem conotações auspiciosas semelhantes as evocada pelo pinheiro, bambu e flor de cerejeira com que é frequentemente impresso. 


Pinheiros e bambu permanecem verdes durante todo o inverno, assim como as árvores que florescem no inverno como a Sakura seguem floridas mesmo quando os seus ramos estão cobertos com neve, dando esperança à humanidade, durante a época do ano mais sombria. Combinações de grous e tartarugas são populares, porque esses animais sempre serviram como símbolos de vida longa e felicidade.